Seu cão está bebendo bastante água?


Minha Catarina com o Kikinho meu cachorrinho no colo

A água compõe cerca de 80 por cento do corpo de um cão. É essencial para uma saúde ótima – tanto para humanos quanto para animais de estimação -, mas quanto é suficiente para nossos animais de estimação? E existe algo como muita água?

Cuidar de um animal é uma grande responsabilidade, uma vez que eles dependem dos seres humanos para suas necessidades. Nós tendemos a assumir que, enquanto nós fornecemos nossos cachorros com uma tigela de água, eles beberão a quantidade necessária, mas, infelizmente, isso nem sempre é verdade.

Alguns cães estão sub-hidratados, enquanto outros podem beber demais. Aqui está o que todos os donos de animais devem saber sobre a hidratação.

O papel vital da água no corpo

A água é a base da vida, pois hidrata, nutre e limpa o corpo. Enquanto seu cão pode sobreviver durante um longo período de tempo sem alimentos, o consumo de água insuficiente pode danificar seriamente o corpo. Em um período de tempo relativamente curto, apenas uma queda de 10% na hidratação pode ser fatal.

Do estado de alerta mental e facilidade de respiração, para uma digestão e movimentos intestinais ótimos, todo processo metabólico no corpo de um cão será afetado por seu nível de hidratação.

O fluxo sanguíneo bombeia oxigênio através do corpo e remove toxinas, mas uma hidratação fraca pode levar a um acúmulo de toxinas nos músculos e órgãos, causando uma enorme variedade de problemas de saúde. Os cães regulam seu calor ofegante, e esta respiração pesada faz com que muita umidade deixe o corpo – especialmente em dias quentes ou durante o exercício.

A falta de água pode resultar em desidratação, falência de órgãos e cálculos renais ou outros problemas do trato urinário, mas, além desses problemas de saúde direta, a ingestão insuficiente de água pode ser um indicador de problemas existentes.

O consumo de água pode ser um indicador de saúde

Os cães que não estão bebendo água ou que têm uma sede insaciável podem apresentar sinais de problemas de saúde mais sérios – e é por isso que é essencial observar atentamente os hábitos de consumo.

Cães com doenças como parvovírus, pancreatite e leptospirois – assim como muitos outros – não tendem a beber muita água, então se você perceber que seu cachorro não consegue beber nada, vale a pena levá-los para um check-up. Por outro lado, cães com infecções da bexiga, diabetes e doença de Cushing – entre outros – geralmente têm muita sede e podem ser observados bebendo quantidades excessivas de água.

Embora seja importante monitorar o quanto o seu cão está bebendo, lembre-se de manter as coisas em perspectiva com seus outros comportamentos, condições de temperatura e assim por diante, para que você não se preocupe demais toda vez que seu cachorro tem uma grande bebida!

Então, quanto de água seu cão precisa?

As necessidades de água de um cão variam de raça a raça e também dependem do tamanho, idade, dieta, nível de atividade e condições ambientais. A  ingestão de água recomendada  para um cão é de aproximadamente uma onça de água por libra de peso corporal, por dia.

A dieta do seu cão desempenhará um papel importante na quantidade de água que precisa consumir. Por exemplo, cães que apenas comem biscoitos secos ou crocantes receberão significativamente menos hidratação de seus alimentos do que aqueles em dietas ricas em umidade.

Durante o tempo quente, se o seu cão tiver muita sede depois de uma longa caminhada ou uma sessão de jogo, é uma boa ideia deixar ele ou reidratar durante um longo período de tempo, em vez de deixar o cachorro cair bastante água ao mesmo tempo.

Se o seu cão terminar toda a água em sua tigela, aguarde uma meia hora antes de enchê-lo, de modo que seu cachorro tenha tempo para descansar e digerir. Você também pode ajudar a manter os cachorros hidratados durante o exercício, dando-lhes acesso à água – pouco e muitas vezes é melhor.

Para testar se o seu cão pode estar desidratado, você pode levantar a pele na parte de trás do pescoço e assistir para ver a rapidez com que retorna à sua posição normal. Se for uma espécie de tenda, e não voltar a colocar no lugar imediatamente, seu cachorro pode estar desidratado.

Ninguém sabe o seu cão melhor do que você e, observando o comportamento do seu cão, você pode dizer se ele ou ela está feliz e saudável – ou mostrando sinais de desidratação ou doença. Regularmente o monitoramento da ingestão de água deve se tornar um hábito, pois pode lhe dizer muito sobre a saúde e o bem-estar do seu cão.

Fonte: Care2

 

Anúncios

Uma resposta em “Seu cão está bebendo bastante água?

  1. Pingback: 10 Raças de cães que gostam de amar a água | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s