Importantes informações de segurança para usuários do Yahoo


Yahoo!

Esta post refere-se a um problema de segurança de dados anunciado pelo Yahoo em dezembro de 2016. Na ocasião do anúncio, o Yahoo tomou as medidas descritas abaixo para ajudar a proteger sua conta com relação a este problema.

O que aconteceu?

Em 14 de dezembro de 2016, com base em análise de arquivos de dados fornecidos por autoridades de segurança pública, o Yahoo anunciou o roubo de dados associados a algumas contas de usuários, em agosto de 2013, por um agente terceiro não autorizado. O Yahoo notificou os usuários identificados na época como possivelmente afetados Recentemente, recebemos mais informações e, depois de analisá-las com a ajuda de especialistas forenses, determinamos que dados da sua conta podem ter sido afetados também.

Quais informações foram afetadas?

Os dados roubados incluem nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento, senhas com hash (usando MD5) e, em alguns casos, perguntas e respostas de segurança com ou sem criptografia. É possível que nem todos estes dados estivessem presente em sua conta na ocasião. A investigação indica que as informações roubadas não incluem senhas em texto simples, dados de cartão de pagamento ou de conta bancária. Os dados de cartão de pagamento e de conta bancária não são armazenados no sistema afetado.

Medidas tomadas

Na ocasião do anúncio de dezembro de 2016, o Yahoo tomou medidas para proteger outros usuários, além dos que foram identificados como possivelmente afetados na época, incluindo você. Em especial:

  • O Yahoo solicitou que usuários potencialmente afetados alterassem suas senhas.
  • O Yahoo solicitou que os demais usuários que não haviam alterado suas senhas desde o momento do roubo também atualizassem suas senhas.
  • O Yahoo invalidou perguntas e respostas de segurança não criptografadas para que elas não pudessem ser usadas por terceiros para acessar as contas de usuários.

Estamos trabalhando neste incidente juntamente com as autoridades de segurança pública e continuamos a aprimorar nossos sistemas de detenção e bloqueio de acesso não autorizado a contas de usuário.

O que você pode fazer

Apesar de o Yahoo já ter tomado medidas para ajudar a proteger sua conta, recomendamos que você adote as seguintes medidas adicionais de segurança:

  • Altere suas senhas e perguntas e respostas de segurança para todas as contas nas quais usou as mesmas informações ou informações similares às usadas na conta do Yahoo.
  • Verifique se há atividades suspeitas em suas contas.
  • Seja cauteloso com quaisquer comunicações não solicitadas que peçam suas informações pessoais ou o redirecionem para uma página web que solicita informações pessoais.
  • Evite clicar em links ou fazer download de anexos de e-mails suspeitos.

Além disso, considere usar a Chave da conta do Yahoo, uma ferramenta de autenticação simples que elimina a necessidade de senha acessar para o Yahoo como um todo.

Para obter mais informações

Para obter mais informações sobre este problema e nossos recursos de segurança, consulte a página de Perguntas Frequentes sobre o problema de segurança de dados de 2013: https://help.yahoo.com/kb/index?locale=pt_BR&page=content&y=PROD_ACCT&id=SLN28451&actp=productlink. Valorizamos a confiança de nossos usuários em nós, e a segurança deles continua a ser nossa principal prioridade.

Chris Nims
Diretor de Segurança da Informação

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s