Salário de trabalhador brasileiro teve maior queda nas Américas em 2015


Carteira de TRabalho e Previdência Social

ONU BrasilO trabalhador brasileiro teve a maior perda salarial em termos reais entre os países das Américas em 2015, de acordo com o Relatório Global sobre Salários 2016-2017 publicado na quinta-feira (15) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O salário do trabalhador brasileiro caiu 3,7% no ano passado, diante do cenário de crise econômica e aceleração da inflação.

O trabalhador brasileiro teve a maior perda salarial em termos reais entre os países das Américas em 2015, de acordo com o Relatório Global sobre Salários 2016-2017 publicado na quinta-feira (15) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O salário do trabalhador brasileiro caiu 3,7% no ano passado, diante do cenário de crise econômica e aceleração da inflação. Em 2013 e 2014, os salários reais haviam crescido 1,9% e 2,7%, respectivamente.

Os demais países da região que também tiveram queda dos salários reais foram Equador (-0,5%), Guatemala (-2,2%) e Jamaica (-3,3%). No lado oposto, República Dominicana (11,1%), Nicarágua (2,8%), Estados Unidos (2,2%), Porto Rico (2,1%), Chile (1,8%) e Uruguai (1,6%) tiveram aumento dos salários reais no mesmo ano.

Desigualdade de salários

O relatório da OIT mostrou ainda que, na Europa, os 10% que recebem maiores salários ganham, em média, o equivalente a 25,5% do total de salários pagos somados de todos os trabalhadores em seus respectivos países.

A situação é pior em algumas economias emergentes. No Brasil, os 10% que ganham mais recebem o equivalente a 35% do salário de todos os demais, apesar de melhoras nos últimos anos, segundo o documento. Na Índia, esse percentual sobe para 42,7% e na África do Sul, para 49,2%.

Segundo o relatório, junto com a redistribuição fiscal por meio de impostos e transferências de renda, as mudanças na distribuição dos salários e na criação ou destruição de empregos têm sido fatores por trás das recentes tendências de aumento das desigualdades nos países.

ONU Brasil

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s