Bíblia De Jerusalém, a minha primeira bíblia de estudos


Bíblia de Jerusalém - Grande Encadernada

Hoje comprei a minha primeira bíblia de estudos, a Bíblia de Jerusalém – Grande Encadernada pelo Submarino, lugar onde compra as maiorias das coisas geek.

Bíblia de Jerusalém apresenta um texto com muitas revisões e novas opções textuais. Certos livros (Miquéias, Eclesiástico, por exemplo) foram substancialmente remodelados. No Antigo Testamento há considerável volta ao texto hebraico, deixando de lado versões preferidas anteriormente. Certos textos do Novo Testamento também trazem uma tradução inteiramente nova (cf. p. ex. Filipenses 2,6-11). Como consequência das novas opções de tradução do texto, as notas também foram modificadas, ampliadas ou substituídas.

O volume de notas aumentou consideravelmente. É visível a incorporação das novas pesquisas e estudos posteriores à edição do texto francês em 1973. As introduções apresentam novas opções que também estão refletidas nas notas. Isso se verifica principalmente na visão da formação do Pentateuco. O evangelho de João, por exemplo, mostra uma virada hermenêutica total, que se pode constatar tanto na introdução como nas notas. Vários livros e conjuntos literários receberam novas introduções, completamente diferentes das anteriores (Cântico, Sinóticos, João, Hebreus etc.).

Qual a melhor bíblia?

Bem… qual a melhor bíblia de estudos? Existem muitas bíblias de estudo e com excelentes rodapés, mas a melhor versão (segundo a opinião da colega Vanildo de Carvalho) é a bíblia de Jerusalém. É visível a incorporação das novas pesquisas e estudos posteriores à edição do texto francês em 1973. As introduções apresentam novas opções que também estão refletidas nas notas. Essas notas se diferenciam em relação às outras traduções que ajuda o leitor nas referências geográficas, históricas, literárias, etc.

Suas introduções, notas, referências marginais, mapas e cronologia , traduções de material elaborado pela Escola Bíblica de Jerusalém fazem dela uma ferramenta útil como livro de consulta, para quem precisa usar passagens bíblicas como referência literária ou de citações.

Portanto, trata-se de uma ferramenta indispensável para quem busca verdade nas escrituras sagradas. Meus professores e pastores em teologia já nos recomendaram a essa versão, publicado com o selo da Editora Paulus e estamos compartilhando a experiência.

 

Anúncios

Uma resposta em “Bíblia De Jerusalém, a minha primeira bíblia de estudos

  1. Pingback: Hoje é o Dia Internacional da Bíblia. Vamos comemorar juntos! #BibleCelebration | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s