O que falta para uma vitória em Paris


COP-21, Dialison Cleber Vitti, Dialison Cleber, Dialison Vitti, Dialison, Cleber Vitti, Vitti, #DialisonCleberVitti, @dcvitti, dcvitti, #blogdodcvitti, Ilhota, 2015, Newsletter, Feed

Finalmente uma boa notícia da COP-21 em Paris! Foi anunciada ontem uma nova coalizão formada secretamente há seis meses e que conta com mais de 100 países, tanto pobres quanto ricos. A coalizão pretende dar o empurrão final que precisamos para um acordo ambicioso e reconhecido juridicamente se tornar realidade.

Mas a menos que China, África do Sul, Brasil e Índia participem, o acordo sobre energia 100% limpa pode ir por água abaixo.

Temos só 48 horas para mostrá-los que pessoas do mundo inteiro esperam que estes países se juntem à nova coalizão. Com a dose certa de pressão, Brasil, China e África do Sul poderão aderir ao grupo. A Índia, por sua vez, deixaria de boicotar o acordo. Mas isso só irá acontecer se eles sentirem que poderão ser responsabilizados por fazer o Acordo de Paris dar errado.

É assim que venceremos em Paris! Assine essa petição urgente e espalhe para todos. A cada 10 mil assinaturas, uma mensagem de texto (SMS) será enviada para as delegações desses quatro países. Mostraremos que o mundo está de olho e espera que eles defendam um acordo pela abolição total dos combustíveis fósseis e a transição para energia 100% limpa: https://secure.avaaz.org/po/coalition_of_ambition_11/?bYLqhbb&v=70742&cl=9140608515.

Encabeçada pelas Ilhas Marshall, a coalizão representa mais da metade das nações do mundo, incluindo 79 países da Ásia, África e América Latina, grandes poluidores da União Europeia e os Estados Unidos. O objetivo é pressionar por energia 100% limpa, financiamentos para a transição em países mais pobres e um rigoroso conjunto de regras para responsabilizar e aumentar os compromissos com o planeta ao longo do tempo.

Todos os esforços para um acordo climático global têm sido frustrados por causa de uma divisão entre as principais nações poluidoras e os países que se sentem menos responsáveis ​​pelo problema. Entretanto, os dois lados estão unidos nesta nova aliança. E, apesar da responsabilidade de financiar a transição para energia renovável recair nos ombros dos poluidores, como é justo, a proposta garante a descarbonização de todas as economias do mundo.

Se pudermos ajudar esse novo e poderoso grupo a pressionar outros países a participarem, esta seria a nossa melhor chance de selar um acordo robusto em prol da energia 100% limpa.

A Índia quer continuar usando carvão e isso é um problema. Mas a China, por exemplo, já é líder mundial em energia renovável e o Brasil colocou metas ambiciosas de transição para energia limpa. Não há, portanto, motivos para China e Brasil não participarem de um acordo para o bem comum de todo o planeta. Eles argumentam que não é possível estabelecer metas que não contemplem a necessidade das nações mais pobres. No entanto, Angola, que representa os 48 países mais vulneráveis do mundo, ​​também participa desta nova coalizão.

Se nos unirmos agora e convidarmos todos os nossos contatos para a assinar essa petição, será possível iniciar uma linha de ação que começa conosco e afeta diretamente os tomadores de decisão. Nunca fomos tão radicais a ponto de enviar SMS para os alvos de uma campanha, mas o Acordo de Paris está por um fio. Assine agora: https://secure.avaaz.org/po/coalition_of_ambition_11/?bYLqhbb&v=70742&cl=9140608515.

Já faz oito anos que nossa comunidade luta por este acordo climático. Juntos, organizamos as duas maiores mobilizações pelo clima da história. As assinaturas da maior petição por energia 100% limpa já vista ilustram, nesse momento, os saguões da Conferência de Paris. Enquanto os ponteiros marcam as últimas horas de negociações tensas, é hora de levar as nossas vozes diretamente para o plenário da conferência.

Com esperança por um mundo melhor, Alice, Alex, Meredith, Antonia, Camille e toda a equipe da Avaaz.

Mais informações

😀

Anúncios

Uma resposta em “O que falta para uma vitória em Paris

  1. Pingback: Alterações climáticas: Trump rasga acordo de Paris | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s