Avaaz: em 2015, vamos sonhar grande


2015, Dialison Cleber Vitti, Dialison Cleber, Dialison Vitti, Dialison, Cleber Vitti, Vitti, #DialisonCleberVitti, @dcvitti, dcvitti, #blogdodcvitti, Ilhota, 2014, Newsletter, Feed

AvaazHá uma certa fragilidade no ar neste momento.

As guerras se espalham, a política do medo aumenta, nosso planeta está sendo dizimado e as mudanças climáticas ameaçam a nossa sobrevivência.

Ao mesmo tempo, o poder das mulheres aumenta, a democracia e a internet se popularizam e a pobreza global foi reduzida pela metade: as pessoas “comuns” nunca contaram com tanto poder para enfrentar os desafios que enfrentam e decidir o próprio destino. É como se a gente estivesse no limite entre nossos mais belos sonhos e os piores pesadelos que nos assombram, e temos a escolha entre reagirmos ou esmorecer.

Será que a humanidade vai sobreviver? Pode depender, em parte, de nós. Já somos 40 milhões, a maior comunidade global de mobilização que já existiu. Em setembro passado, milhões de nós mudamos o jogo político quanto às mudanças climáticas. Foi mágico. Tão inspirador quanto os milhares de nós que nos oferecemos para arriscar a vida na linha de frente contra o ebola. E os milhões de nós que nos mobilizamos para proteger nossos oceanos e derrotar um megaprojeto da Monsanto.

Políticos, jornalistas e pessoas em geral têm me dito a mesma coisa: estamos trazendo a esperança. E esperança é o fator decisivo. É com esperança que conseguimos superar desafios maioresSó fazemos esse pedido uma vez por ano: portanto, se achar que é a coisa certa para você, faça uma doação para apoiar a Avaaz em 2015 e assim nos ajudar a realizar cada vez mais. A sua doação só será processada se nosso objetivo de conseguir 20 mil novos apoiadores for alcançado.

Fazer uma doação agora permite que a Avaaz planeje suas despesas conscientemente e a longo prazo. Nossas despesas incluem a manutenção de nossa pequena porém maravilhosa equipe, do site, da tecnologia e da segurança de nossos sistemas (o que pode sair caro quando nossas campanhas são contra pessoas de caráter duvidoso!). Significa também que teremos condições de responder imediatamente a crises, na hora em que elas ocorrem, e assim embarcar em oportunidades sem demora.

Se 20 mil de nós aceitarmos o compromisso, isso permitirá a nossa comunidade expandir o trabalho no ano que vem, ajudando a salvar vidas em situações de emergência humanitária, proteger o meio ambiente e os animais selvagens, apoiar a democracia e lutar contra a corrupção, impulsionar a paz e a redução da pobreza.

Doar para a Avaaz tem um impacto duplo: além de trazer mudanças imediatas ao reforçar campanhas particulares, cada contribuição constrói a comunidade que continuará a lutar por mudança nas próximas décadas. É um investimento com resultados imediatos e a longo prazo para o futuro do nosso planeta e de nossas crianças. Clique aqui para contribuir.

Juntos, doamos milhões para a ajuda humanitária, desempenhamos um papel fundamental para impedir que Rupert Murdoch dominasse a imprensa internacional, vencemos dezenas de batalhas nacionais e globais contra as mudanças climáticas, derrotamos megaprojetos da Monsanto, garantimos a proteção de vastas áreas de nossos oceanos e florestas, asseguramos a proibição global da pesca de baleias e ajudamos a proteger elefantes e rinocerontes, apoiamos movimentos democráticos acontecendo de Burma ao Zimbábue, da Palestina à Rússia, derrubamos o ACTA e outros esforços para censurar a internet, nos opusemos à guerra injusta no Iraque e a violações de direitos humanos na Prisão de Guantánamo, e ficamos do lado de autores de denúncias como Edward Snowden e Bradley (Chelsea) Manning quando foi necessário. Em literalmente centenas de vitórias, nossa comunidade provou ser corajosa, eficaz e baseada em princípios ao buscar o mundo com o qual todos nós sonhamos.

Mas não é o bastante. Para enfrentar os desafios de nossos tempos, precisamos alcançar um outro nível e encarar face a face os governos e corporações que estão por trás dos problemas que enfrentamos. Para vencer as mudanças climáticas, precisamos bater de frente com empresas de petróleo, que gastam bilhões em lobby. Para vencer em direitos humanos, necessitamos pressionar governos abusivos, que ainda têm um poder enorme. O poder de 40 milhões de cidadãos comprometidos não pode ser freado, mas alcançar esse poder requer uma jornada de confiança, além de compromisso. Estou entusiasmado e esperançoso para dar o próximo passo nessa jornada com você.

Geralmente, organizações dedicadas à mudança social enfrentam um desafio para arrecadar fundos. Mas aceitar financiamentos de governos ou empresas privadas ameaçaria significativamente a nossa missão. Patrocínio de grandes doadores geralmente também têm condições e limitações. E estratégias de alta pressão – como telemarketing, doações pelo correio ou diretamente nas ruas – frequentemente custam quase o mesmo valor que arrecadam! É por isso que o modelo da Avaaz – com doações online da própria comunidade – é a melhor maneira para abastecer um motor da mudança social e uma parte considerável do papel da nossa comunidade.

Se pudermos multiplicar o número de apoiadores que temos, a nossa comunidade – e o nosso impacto – alcançarão um nível absolutamente novo. Não vejo a hora.

Você fazendo uma contribuição hoje ou não, saiba que eu e o restante da equipe estamos gratos por sua sabedoria, comprometimento e humanidade. Trabalhar para você é uma grande alegria! E, juntos, podemos de fato construir o mundo com o qual sonhamos, para valer.

Com amor, esperança e gratidão, Ricken e toda a equipe da Avaaz. PS: Caso esteja pensando no assunto, veja a seguir onze outros motivos para fazer uma doação para a Avaaz 🙂

Primeiro motivo – O nosso trabalho funciona

Com mais de 40 milhões de membros em todas as nações do mundo capazes de se mobilizar em poucos momentos em torno de necessidades e oportunidades prementes, a Avaaz funciona. Juntos, salvamos vidas no Haiti e em Mianmar, revertemos políticas estatais do Brasil ao Japão, e tivemos vitórias em tratados internacionais sobre temas que abrangem desde a proibição de bombas de fragmentação até a preservação de oceanos. Se Avaaz fosse um país, seria o 25º maior doador para o fundo de emergência do Ebola! O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse o seguinte sobre a Avaaz: “Vocês são movidos pelo idealismo do mundo… Não subestimem o impacto que vocês exercem sobre as lideranças mundiais”; segundo a revista The Economist, a Avaaz está “pronta para soar um toque de despertar para as lideranças do mundo”. E para Al Gore, “a Avaaz é inspiradora e já fez uma diferença”. Nossa organização tem apenas oito anos de existência e cresce com rapidez. Quanto mais nossos membros se envolverem e fizerem doações, mais impacto teremos. Faça uma doação aqui.

Segundo motivo – Uma doação para a Avaaz é um investimento com retornos permanente em transformação social

Na Avaaz, as doações financiam campanhas de grande impacto que também recrutam mais participantes. Ter mais participantes significa mais doações – e, consequentemente, mais impacto. Assim, com sua doação você não estará apenas concretizando uma transformação específica, mas também ajudando uma comunidade a crescer com mais membros que multiplicarão nossa doação muitas vezes – uma comunidade que será uma fonte permanente e crescente de transformações. Esse tipo de impacto duplo e permanente tem um imenso valor filantrópico.

Terceiro motivo – Não temos burocracia

A Avaaz é uma gigantesca rede de cidadãos, mas nossa organização é minúscula: temos apenas 69 organizadores de campanhas trabalhando em tempo integral, prestando apoio operacional e tecnológico. A maioria das grandes ONGs de atuação mundial tem equipes com centenas ou mesmo milhares de funcionários. Nosso pequeno porte significa que não temos tempo para burocracia, administração em vários escalões, nem para nos concentrar em outra coisa além de resultados.

Quarto motivo – Temos auditorias regulares e responsabilidade fiscal

Há muitos motivos para se temer o abuso de dinheiro de doações. A maior parte deste medo é infundado: a maioria das organizações está cheia de boas pessoas com boas intenções. Na Avaaz, você pode ter certeza de que isso não acontece – em parte, porque somos obrigados por lei a passar por auditoria a cada doze meses. Essa auditoria é extremamente abrangente, minuciosa e verifica todos os aspectos de nossos livros e práticas financeiras. Fomos auditados oito vezes desde o início de nossas atividades e em todas elas ganhamos um atestado de equilíbrio absolutamente irrepreensível, clique aqui).

Quinto motivo – Temos uma equipe de primeira linha que faz um trabalho excelente

Fazer campanhas, ativismo e transformação social são coisas sérias – quanto mais competente for a equipe, maior será o impacto de nossas doações. A Avaaz atrai literalmente os melhores organizadores de campanhas e ativistas do mundo. Muitos de nossos Diretores de Campanha entraram para a nossa equipe depois de trajetórias como diretores de organizações ativistas bem-sucedidas, tendo sido a maioria deles educada nas melhores universidades do mundo. Contribua agora.

Sexto motivo – Somos 100% independentes

A Avaaz não recebe absolutamente nenhum recurso do Estado, nem de empresas. Isso é de máxima importância para garantir que nossa voz seja determinada exclusivamente pelos valores compartilhados por membros e não por um grande financiador ou programa de ação. Embora tenhamos recebido doações iniciais de organizações parceiras e entidades beneficentes, atualmente 100% do orçamento da Avaaz provém de pequenas doações via internet. Isso significa que o único programa de ação que temos de seguir é aquele determinado pelo povo.

Sétimo motivo – Repassamos o dinheiro quando isso fizer sentido, apoiando as melhores iniciativas

Avaaz já doou quase US$ 10 milhões a outras organizações, porque vimos que elas estavam melhor posicionadas que nós para gerar impacto em determinadas questões. Por exemplo, doamos US$ 2 milhões a organizações que estão na linha de frente contra o Ebola, US$ 1 milhão para um importante grupo de conservação de florestas tropicais, US$ 1,6 milhões aos monges e grupos humanitários de Mianmar e US$ 1,3 milhões a organizações humanitárias do Haiti (veja este vídeo feito pelos grupos que receberam doações nossas). Nosso modo de apoiar outras organizações é também importante. A maioria das fundações tem processos e barreiras infindáveis que as tornam lentas, burocráticas e conservadoras quanto aos riscos de apoiar uma causa de ativismo. A Avaaz encontra as melhores pessoas e organizações e não tenta controlá–las nos mínimos detalhes – nós apenas damos a elas a autonomia para fazer o que elas fazem de melhor.

Oitavo motivo – Somos políticos (isso é muito importante)

A maioria das entidades beneficentes oferece dedução do imposto de renda para suas doações. Porém, isso significa que elas são, de certa forma, financiadas parcialmente pelos contribuintes e o Estado usa isso para impor uma série de regras pesadas capazes de controlar o que as entidades podem ou não podem fazer. A principal dessas regras é a restrição sobre o que se pode dizer para criticar, apoiar ou atacar um político. A Avaaz é um caso muito raro, no sentido de que nossas doações não são dedutíveis do imposto de renda e, portanto, estamos 100% livres para dizer e fazer o que for necessário a fim de fazer as lideranças mundiais ouvirem a voz do povo. Como há tantas questões importantes pelas quais se luta, com ou sem sucesso, na esfera política, isso nos torna muito mais eficientes que grupos de ativistas que se esquivam de se expressar em público sobre política.

Nono motivo – Atuamos em áreas de grandes necessidades e oportunidades

A maioria das organizações se concentra em uma única problemática durante um longo período. Isso é muito importante, mas pode também significar que quando surgem necessidades urgentes ou oportunidades incríveis de transformação social, elas são ignoradas porque todos estão trabalhando com suas próprias questões. As campanhas da Avaaz têm por alvo as necessidades e oportunidades mais urgentes, que surgem justamente quando se mais precisa de uma poderosa explosão de atenção por parte das pessoas do planeta. Trabalhamos continuamente com parceiros de alta qualidade nas áreas em que fazemos campanha e todos descrevem a Avaaz como uma organização que agrega valor ao que eles fazem. Clique aqui para doar.

Décimo motivo – A prestação de contas democrática está indelevelmente embutida em nosso modelo

O modelo de campanhas da Avaaz é alimentado pelo povo. Nossas prioridades são definidas com frequência anual e semanal por pesquisas feitas em nosso quadro de membros, assim como cada campanha que fazemos. Não importa quanto esforço tivermos empregado no desenvolvimento de uma campanha: se ela não obtiver a aprovação dos membros, não a executaremos. Assim, diariamente, são nossos próprios membros que definem diretamente como devemos usar as doações que recebemos.

Décimo primeiro motivo – Não há outra organização como a nossa

A Avaaz é a primeira e única organização de ativistas genuinamente internacional com participação em massa, uso de alta tecnologia, alimentada pelo povo e dedicada a problemáticas múltiplas. Em um mundo no qual os problemas que enfrentamos têm caráter global, e cujas soluções exigem cada vez mais uma ação democrática global, a Avaaz tem uma posição única para gerar transformações. Nenhuma outra organização é capaz de mobilizar rapidamente e em grande escala uma pressão democrática em 194 países em menos de 24 horas. Um novo modelo de política baseada na internet e alimentado pelo povo tem mudado a política em diversos países, e a Avaaz está levando esse modelo de sucesso comprovado ao nível global. O resultado disso é um movimento virtual global que já é o maior da história – e nós estamos apenas começando.

😀

Anúncios

3 respostas em “Avaaz: em 2015, vamos sonhar grande

  1. Pingback: movimentos populares estão destruindo os anseios obscuros da extrema direita | Blog do dcvitti

  2. Pingback: Por que assinamos petições? | Blog do dcvitti

  3. Pingback: Uma ideia genial para salvar a Amazônia | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s