Publicação do UNESCO sobre patrimônio cultural imaterial é lançada em português


Pintura de Johann Moritz Rugendas retratanto a roda de capoeira, patrimônio imaterial do Brasil. Reprodução: domínio público

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciaram, nesta terça-feira (13), a publicação da versão em português dos “Textos base da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, editado pelo UNESCO. O documento será lançado durante o II Encontro de Avaliação da Política de Reconhecimento do Patrimônio Cultural Imaterial, que acontece em Brasília, de 12 a 16 de maio.

A publicação é um instrumento de acesso rápido ao acordado na convenção e auxilia na compreensão dos dispositivos da mesma. Esta nova edição inclui também as decisões da quarta sessão da Assembleia Geral dos membros da Convenção.

Este documento é considerado um elemento chave no reconhecimento do poder transformador do patrimônio cultural. No prefácio da publicação, a diretora-geral do UNESCO, Irina Bokova, lembra que, em menos de 10 anos, a Convenção já contava com a adesão de 145 Estados-membros, “um impressionante índice que reflete a relevância de nossas ações pioneiras nessa área”.

A versão online já se encontra disponível clicando aqui.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s