Pomerode terá fábrica de armas


fabricante de armas Ceska Zbrojovka

A Ceska Zbrojovka (CZ), fabricante de armas da República Checa, vai instalar uma unidade em Pomerode. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira, dia 13, pelo presidente da empresa Rafael Thales de Freitas ao governador Raimundo Colombo. O perfil econômico do Estado foi decisivo para a escolha da CZ. “Santa Catarina é um polo metalmecânico e tem mão de obra qualifica para trabalhar  com alta tecnologia, uma exigência para o desenvolvimento dos nossos produtos”, observa o diretor Jefferson Santos Ribeiro.

A CZ vai fabricar pistolas de três calibres: .380 (usadas por civis), 9mm (exclusiva das forças armadas) e .40 ( forças auxiliares – PM e PC, por exemplo). “Além de incrementar a economia, temos que considerar a transferência de tecnologia. Só para se ter uma ideia do que isso representa a CZ já investiu 8 milhões de Euros em pesquisa e desenvolvimentos de armas que serão fabricadas aqui”, disse o diretor Jefferson Santos.

O investimento na unidade de Pomerode será de R$ 23 milhões e serão gerados cerca de 80 empregos diretos e 30 indiretos na primeira fase da instalação da planta. A previsão é entrar em operação em março de 2014.

As negociações para a instalação da primeira unidade brasileira da gigante de armas Checa começou em 2011, quando o grupo veio conhecer o Estado. Desde então algumas medidas estratégicas foram tomados como, por exemplo, o estabelecimento de parcerias. A Rudolph Usinados, localizada em Timbó, foi selecionada para trabalhar em linha com a CZ. Isso significa transferência de tecnologia e treinamento de mão de obra especializada. No primeiro ano, a empresa vai fabricar 70% das peças e importar 30%. De acordo com a legislação que regula o setor de defesa, as empresas têm cinco anos para ter 100% de sua produção nacionalizada.

CZ Pomerode em números

  • Investimento: R$ 23 milhões
  • Empregos: 110 (diretos e indiretos)
  • Produção anual 2014:48 mil unidades
  • Produção anual em 2015: 96 mil unidades
  • Investimento da CZ em P&D (Pesquisa e desenvolvimento): 8 milhões de Euros
  • Área total da empresa: 56 mil metros quadrados
  • Área construída: 9 mil metros quadrados (1ª fase)

Fonte: Secom/SC

Anúncios

2 respostas em “Pomerode terá fábrica de armas

  1. Pingback: Conheça as 15 cidades menos desiguais do Brasil | Blog do dcvitti

  2. Pingback: Os senhores da guerra. Aldo Schneider e Ronaldo José Benedet integram a lista dos deputados financiados pela indústria de armas | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s