Ministério da Saúde e Facebook juntos pela doação de órgãos


Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas

Ministério da Saúde e o Facebook lançou e só agora que eu vi, uma opção que visa incentivar os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país. A proposta visa também promover a importância de expressar sua intenção de doar usando o poder das redes sociais.

“Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, destaca o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais, desde 2009, para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores de órgãos – 63% a mais que em 2008. “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. Nosso país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS, de forma totalmente gratuita à população. Por isso tivemos a iniciativa de criar esta ferramenta para contribuir com o aumento, cada vez maior, do número de doadores de órgãos”, destacou o Ministro.

Atualmente, o Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de população (PMP) já no primeiro quadrimestre do ano de 2012, meta era prevista para 2013. O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores. Nesse primeiro quadrimestre, o país registrou aumento de 29% no número de doadores – 726 doadores -, comparado ao mesmo período do ano passado – 564. No primeiro quadrimestre 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.

Mas, as filas para transplantes ainda são muito grandes e o nosso País tem tudo para se tornar, ainda mais, uma referência para transplantes em todo o Mundo. Os doadores podem doar até mesmo 12 órgãos depois da morte, o que significa que uma única pessoa pode salvar doze vidas.

A contribuir com isto, o Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo, a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O objetivo é que o internauta adicione a informação de que é doador em sua linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um doador. Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem ele quer compartilhar a informação. Para isso, ele deve configurar o controle de privacidade. A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil do usuário. Esta funcionalidade já foi lançada em outros países e houve um aumento no número de doadores.

O vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, falou sobre a importância dessa parceria. Para ele, a união entre a Saúde e a rede social vai ter uma relevância alta na sociedade, visto que o Brasil é referência mundial em termos de transplantes de órgãos e o Facebook cresce, cada vez mais, no país.

“Estamos felizes por oferecer essa ferramenta aos brasileiros. A missão do Facebook é simples: fazer o mundo mais aberto e conectado. E, acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização a respeito desta causa tão importante”, declarou Alexandre Hohagen.

Ele diz estar muito entusiasmado com a nova funcionalidade e convoca os 37 milhões de usuários brasileiros do Facebook para que conheçam a nova funcionalidade. Assista ao vídeo:

Para ativar a funcionalidade, é preciso realizar os seguintes passos:

  1. Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.
  2. Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo.
  3. Selecione Saúde e bem-estar.
  4. Selecione Doador de órgãos.
  5. Selecione seu público e clique em Salvar
  6. Pronto! Você agora optou publicamente em sua rede social, como  um doador de órgãos. Parabéns!
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s