Brasileiros ficam entre vencedores do “Prêmio Voluntariado On-line 2012”


Prêmio Voluntariado On-line 2012

Legenda

O prêmio é uma homenagem aos voluntários on-line por suas contribuições para a paz e o desenvolvimento sustentável.

Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) anunciou esta semana os 10 vencedores do “Prêmio Voluntariado On-line 2012” e lançou uma campanha de votação global para a escolha do vencedor favorito do público.

A votação estará aberta até o dia 4 de dezembro, véspera do Dia Internacional de Voluntariado (IVD). O VNU convida os cidadãos em todo o mundo a se inspirar nas histórias dos voluntários vencedores e a participar da votação mundial em www.onlinevolunteering.org/en/org/stories/index.htmlUm grupo de mais de 20 voluntários brasileiros, representados aqui na premiação por 13 deles, concorre entre estes campeões (mais informações abaixo).

A equipe que obtiver a maioria dos votos será anunciada como a favorita do público no dia 5 de dezembro e poderá participar de um vídeo sobre o impacto das contribuições dos voluntários nas atividades da organização. O júri de especialistas em cooperação em matéria de desenvolvimento e voluntariado escolheu os vencedores com base nos compromissos e contribuições, nos resultados da colaboração e no impacto sobre as atividades nas organizações que eles assistiram. Além de representantes da Unidade de Campo e da sede do VNU, o júri incluiu:

  • O Sr. Carsten Johnson, Gerente de Programa, Cisco Networking Academy, Cisco Systems;
  • A Sra. Dimity Fifer, CEO, do Australian Volunteers International (AVI);
  • A Sra. Emele Duituturaga, Diretora Executiva, Associação de Organizações Não-Governamentais das Ilhas do Pacífico (PIANGO);
  • O Sr. John Ericson, Chefe da Unidade de Extensão, Instituto de Gestão de Recursos Humanos, Secretariado das Nações Unidas;
  • O Sr. Ramón Gabriel Ansoain Aisa, Chefe, Recrutamento para Organizações Internacionais, Departamento de Cooperação Multilateral, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

As histórias dos voluntários vencedores foram publicadas no site www.onlinevolunteering.org/en/org/stories/index.htmlonde qualquer pessoa pode votar nos seus vencedores favoritos, incluindo o grupo de voluntários on-line brasileiros. Eles participaram de uma iniciativa de mobilização requisitada pelo PNUD Brasil para a Rio+20:

André DemetrioCamila PessoaCarmen Lucia MidagliaEric BragionFernanda Luísa Pereira,Gustavo Mattos TrindadeIsadora BarisonMarcella Rossi MottaMarcelle Antunes AlvesNina CarvalhoRafael Martins DiasRaphaella PinheiroRuth Ferreira Valverde: o PNUD Brasil envolveu 22 voluntários on-line para mobilizar e sensibilizar seus contatos e redes sociais a respeito dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Diálogos Rio+20. Essa iniciativa do governo brasileiro, apoiada pelo PNUD, criou um canal direto de participação da sociedade civil global na Rio+20 através de uma plataforma desenvolvida especialmente para a Conferência. Graças a isto, as pessoas puderam expressar suas opiniões e princípios através desta plataforma, debater e votar sobre questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável. O resultado destes Diálogos foram levados ao encontro de cúpula e lidos durante a reunião plenária.

Brad Roberson: Compartilhando seus vinte anos de experiência em gestão de desenvolvimento de software de projeto e melhoria de processos de negócios, Brad Roberson (EUA) ajudou os PCs4Kids, organização voluntária, para alavancar o apoio de voluntários on-line para suas atividades. A ONG holandesa recolhe computadores usados no Azerbaijão a fim de doá-los para orfanatos, centros de refugiados e pré-escolas no país, que são remodelados e equipados com software educacional livre.

Bushra Ferdous Khan: Com o apoio do estudante de MBA Bushra Ferdous Khan, de Bangladesh, a ONG Associação para Humanistas Globais e Ética (AGHE), Paquistão, desenvolveu uma proposta de projeto que foi premiada com 8,5 milhões em rúpias paquistanesas pelo Projeto Vozes Cidadãs da USAID, por ser um modelo inovador para o reforço da participação cívica e melhora da prestação pública de contas.

Den QuinsayAnnabel LimLola ZhangLucia Hlopkova: Uma equipe de 27 escritores voluntários on-line, editores, tradutores, editores de web e designers criou uma publicação multimídia de 800 páginas destacando 40 jovens líderes da paz e suas contribuições para a causa da paz. A edição especial da revista Líder da Juventude da organização alemã Positive Nett-Works e.V. pretende trazer as experiências deles para salas de aula e comunidades em todo o mundo e incentivar os jovens em ações para a paz.

Dawn BrozekLucija Zigrovic: Para melhorar ainda mais a assistência às vítimas de tráfico de seres humanos, a ONG sérvia Ação ASTRA Antitráfico encarregou dois voluntários on-line para pesquisar e resumir as melhores práticas no tratamento terapêutico desse grupo-alvo. Os voluntários compilaram guias práticos contendo recomendações de tratamentos adequados.

Dominique TorresLina KlemkaiteMayra Juárez Denis: Três voluntários on-line juntaram forças com a Fundação Juventude para a Tecnologia (YTF), com base nos EUA, para ajudar a lançar um centro comunitário de tecnologia e aprendizagem em Soacha, um bairro marginalizado em Bogotá, Colômbia. Mais de 1.500 crianças deslocadas e suas famílias vão se beneficiar do treinamento oferecido no centro, que é chamado de Aldeia Digital de Soacha.

Kirthi Jayakumar: Liderando as iniciativas de mídia da DeltaWomen, uma ONG que trabalha para capacitar mulheres no Estado do Delta, na Nigéria, e no mundo, o voluntário on-line indiano Kirthi Jayakumar contribuiu para aumentar a conscientização sobre a causa da ONG nigeriana e para criar um impacto tangível para os seus beneficiários.

Kirthi JayakumarNatacha BorriPavithra RajanPetroc WiltonRita SherylSowmyan Jegatheesan: Usando a escrita e o conhecimento em negócios, uma equipe internacional de 29 voluntários on-line colaborou com a Associação de Empresários Africanos (AAE) para produzir um compêndio de 400 páginas de informações relevantes para o empreendedorismo na África, disponível para download gratuito no site da ONG, baseada em Gana.

Pat Redmond: O voluntário on-line Pat Redmond, desenvolvedor web freelance australiano, ajudou o ACNUR Regional, em Nairobi, a desenvolver um Portal Regional de Abrigo. O portal na internet serve como um balcão de informações técnicas sobre projetos de abrigos no leste da África, no Chifre da África e na região dos Grandes Lagos, intensificando o desenvolvimento de soluções contextualmente sensíveis para as necessidades das pessoas deslocadas.

Sandrine Legros : A voluntária on-line Sandrine Legros, advogada francesa, especializada em Administração Internacional, foi encarregada pela Fundação Joseph The Worker, baseada em Benin, de desenvolver recomendações para os padrões mínimos a serem seguidos na administração da justiça juvenil, a fim de proteger os direitos das crianças que estão em conflito com a lei.

Todos os anos, o VNU conecta mais de 11 mil voluntários on-line a organizações de desenvolvimento em todo o mundo através do serviço de voluntariado pela web (www.onlinevolunteering.org). Felicitando os vencedores, a Coordenadora-Executiva do VNU, Flavia Pansieri, enfatizou que “o prêmio reconhece as contribuições que esses voluntários on-line estão dando para a paz e o desenvolvimento sustentável, trabalhando através da Internet”.

No Dia Internacional do Voluntário (IVD), dia 5 de dezembro de 2012, a família da ONU celebra o compromisso com as ações que contribuem para a construção de um mundo melhor. O foco principal do IVD 2012 é a conscientização e o reconhecimento de voluntários e organizações de voluntários. O objetivo é reconhecer esse engajamento para informar as pessoas sobre o impacto do voluntariado na paz e no desenvolvimento sustentável e aplaudir os voluntários pela dedicação e impacto.

O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) é a organização da ONU que promove o voluntariado para apoiar a paz e o desenvolvimento mundial. O voluntariado pode transformar o ritmo e a natureza do desenvolvimento e beneficia tanto a sociedade em geral, quanto o voluntário como indivíduo. O VNU contribui para a paz e o desenvolvimento, defendendo o voluntariado em nível mundial e incentivando parceiros a integrar o voluntariado em programas de desenvolvimento e mobilizando voluntários.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s