PMDB de SC tem o melhor desempenho nacional


PMDB de SC tem o melhor desempenho nacional

Lideranças da executiva do PMDB catarinense e da bancada estadual do partido apresentaram, na manhã desta terça-feira (9), em entrevista coletiva à imprensa, o balanço e as avaliações da sigla, após o primeiro turno das eleições municipais deste ano. Segundo o presidente do partido, Eduardo Pinho Moreira, o PMDB catarinense teve um resultado histórico, de crescimento e fortalecimento com a conquista de cidades importantes e o crescimento nominal de votos. “O PMDB sai desta eleição com 35,2% dos prefeitos catarinenses, é a maior proporção nacional. Temos, também, 869 vereadores eleitos, mais de 30% dos vereadores de Santa Catarina. O segundo partido tem praticamente a metade do que o PMDB. Além disso, estamos no segundo turno nas três maiores cidades do estado”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente, Paulo Afonso Vieira, não tem nenhum outro partido do Brasil, nas unidades estaduais, que tenha o porcentual de prefeituras que o PMDB/SC conquistou nesta eleição.

Os peemedebistas também destacaram a presença do partido nos grandes centros. “Nas 36 cidades sedes de Secretarias Regionais, disputamos com 24 candidatos a prefeito e 18 candidatos a vice, sendo oito em chapa pura. Conquistamos 19, sendo 14 prefeitos e cinco vices (três em chapa-pura).  Ainda  vamos disputar Florianópolis, Joinville e Blumenau”, destacou Moreira.

A recuperação de outros municípios importantes, como Urussanga, Sombrio e  São Bento do Sul e o fato de pela primeira vez o PMDB disputar ao mesmo tempo Joinville e Florianópolis, também foram ressaltados.

Pelas contas dos líderes, o PMDB estará presente em 143 administrações municipais, com 104 prefeitos e 71 vice-prefeitos. A sigla poderá chegar a 146, após o segundo turno. Além dos números, a representatividade das prefeituras conquistadas foi amplamente reconhecida. “Tivemos uma conquista histórica em Lages, vitórias significativas em macro e micro regiões, estamos como vices em Chapecó e podemos vencer em Florianópolis, Joinville e Blumenau”, destacou o presidente.

2º Turno

Após avaliar os resultados os peemedebistas comunicaram a participação de um encontro,  nesta terça-feira à noite, em Brasília, com lideranças nacionais do PMDB. O objetivo é articular a participação do PMDB Nacional nas campanhas catarinenses do segundo turno.  Conforme os dados divulgados, em nível nacional o PMDB venceu em duas capitais e está disputando em três, no segundo turno.

Um grande evento com a presença de todos os prefeitos e vice-prefeitos, atuais e eleitos, também está programado para a próxima segunda-feira (15), na Capital. “Os candidatos de Joinville, Udo Dolher, e de Florianópolis, Gean Loureiro, receberão o reforço de todo o PMDB estadual para vencer a eleição”, afirmou Moreira.

Registro especial

Eduardo Moreira fez um registro especial pela vitória nas quatro cidades sedes do alto vale do Itajaí: Taió, Ituporanga, Ibirama e Rio do Sul.  Destacou a participação do líder da bancada Aldo Schneider, do deputado federal Rogério Peninha Mendonça e do ex-deputado João Matos.

Coligações

O PMDB venceu em chapa pura em 32 cidades. O maior número de vitórias foi com o PT, em 32 cidades, totalizando 61% de sucesso.  Com PSD , conquistou 26 cidades, totalizando 50% de aproveitamento e com o PSDB venceu em 15, (42% de aproveitamento).  Das 28 cidades em que estive coligadas com o PP, venceu em 20,  (71% de aproveitamento).

Além dos representantes da bancada estadual, os secretários da SDR Florianópolis, deputado Renato Hinnig, e da Justiça e Cidadania, deputada Ada De Luca; o prefeito eleito, Elizeu Mattos, e os candidatos de Florianópolis, Gean Loureiro e Rodolfo Pinto da Luz, também marcaram presença à entrevista.

Números do PMDB 2012

Votos:

  • 2012 (PMDB): 1.083.458
  • 2008 (PMDB): 1.028.945
  • PSD: 890.015
  • PT: 515.505

Prefeituras

  • PMDB 2012: 104  (97 homens e 7 mulheres) – 35,2% dos total, mais que o dobro do que o segundo colocado, o PSD.
  • Vice-prefeitos *números não oficiais
  • Total de vice-prefeitos eleitos: 71
  • Em chapa pura: 32
  • PMDB presente com prefeitos e vices em 143 prefeituras, podendo chegar a 146 após o segundo turno.

Vereadores

  • Total de vagas: 2.862
  • PMDB (2012): 869 – 30,3%
  • PMDB (2008): 844
  • PP (2012): 492
  • PSD: 488

O PMDB nas 36 cidades sedes de regionais

  • Disputou com 24 candidatos a prefeito e 18 candidatos a vice, sendo 8 em chapa pura.
  • Conquistou 19, sendo 14 prefeitos e 5 vices (3 chapa-pura).  Ainda  vai disputar Florianópolis, Joinville e Blumenau.  Haverá nova eleição em Criciúma.
  • Prefeitos eleitos nas cidades sedes de SDR: Braço do Norte, Caçador (continuidade), Campos Novos (continuidade), Canoinhas (continuidade), Curitibanos, Ibirama, Ituporanga, Lages, Laguna, Maravilha, Rio do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste e Taió (continuidade).
  • Vice-prefeitos eleitos nas cidades sedes de SDR: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Mafra e Xanxerê.

*Aguardamos o 2º turno em Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s