Pesquisa eleitoral revela equilíbrio em Ilhota


Jornal Cruzeiro do Vale faz pesquisa eleitoral revela equilíbrio em Ilhota

A pesquisa eleitoral contratada pelo Jornal Cruzeiro do Vale junto ao Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria, Ipac, de Blumenau, mostra que o cenário eleitoral está equilibrado em Ilhota. Às vésperas da eleição, o candidato Lucas Gonçalves, do PMDB, está tecnicamente empatado com Daniel Bosi. O candidato Lucas ocupa o primeiro lugar com 45,4% das intenções de votos. Na segunda posição aparece o candidato Daniel Bosi, da coligação “Juntos vamos mudar”, com 41,7% da preferência do eleitorado.

Apesar da vantagem, considerando a margem de erro é possível apontar empate técnico entre os dois únicos candidatos a prefeito. Os números se referem à pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados aos nomes dos candidatos. Entre os entrevistados, 1% afirmou que não pretende votar em nenhum dos dois candidatos e 11,9% não sabem ou não responderam.

Pesquisa estimulada

No levantamento estimulado, quando o pesquisador cita as opções do eleitor, o candidato Lucas Gonçalves permanece na frente, com 46,9% das intenções de voto, enquanto Daniel Bosi aparece logo atrás, com 42,3%. A diferença de 4,6% fica dentro da margem de erro de 5% apresentada pelos estatísticos e também caracteriza empate técnico. Na estimulada, 2,8% afirmaram não votar em nenhum deles e 8% não sabem ou não responderam.

Apesar do clima de rivalidade que ganhou força entre parte do eleitorado, 48,4% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos concorrentes à Prefeitura de Ilhota. Já 21,6% dos eleitores ouvidos afirmaram que não pretendem votar em Lucas Gonçalves, 17,8% rejeitaram o voto em Daniel Bosi e 12,2% não sabem ou não responderam.

13,4% dos eleitores ainda podem mudar o voto

Com o cenário de equilíbrio, cada voto se torna mais importante e pode definir a disputa. Na pesquisa espontânea, 11,9% não sabem em quem votarão ou preferiram não responder. Já no levantamento estimulado, o índice de indecisos cai para 8%. Entre os que já decidiram o candidato, o voto já está consolidado para 80,6% dos candidatos, que afirmaram que a escolha é definitiva. 13,4% admitiram que podem mudar e 6% não sabem ou não responderam.

Pesquisa ouviu 405 eleitores

A pesquisa foi contratada pelo Jornal Cruzeiro do Vale junto ao Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria, IPAC, de Blumenau, e ouviu 405 eleitores em quatro regiões de Ilhota, entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, TSE, sob o número SC-00579/2012. Nas páginas 8 e 9 desta edição você confere os números da pesquisa para a Prefeitura de Gaspar.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Vale

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s