Atendimento humanizado na saúde


 Atendimento humanizado na saúde

Jornal IlhotaSeu Augusto dos Santos Luiz, de 52 anos, acordou cedo nesta quarta-feira (22). O motivo? Pegar uma senha na Unidade Central de Saúde. O morador da Ilhotinha foi cedo para evitar filas e ser atendido por primeiro. Ao chegar no posto, teve uma surpresa. Agora, a partir das 3h30, a unidade já está aberta e distribuindo senhas a população. O atendimento médico começa logo depois, às 6h30, prosseguindo até às 19h.

Para o servidor público, o sistema beneficia muito a comunidade. “Deveriam ter feito muito antes. Assim não tem como furar fila ou se sobrepor aos outros. Nossa rede de saúde agora está ainda melhor. Olha, moro há décadas nesta cidade e nunca vi um serviço tão bem feito como atualmente”, conta. O paciente foi atendido às 8h por um clínico geral.

Segundo a idealizadora do projeto, secretária de saúde, Jocelene da Silveira, esta é uma forma de humanizar o atendimento. “Em média, cerca de 1200 pessoas utilizam semanalmente os serviços disponibilizados pela unidade central, fora os atendimentos das agentes do PSF e as visitas domiciliares da equipe médica. Com tamanho número de pacientes, antes acabava ocorrendo desorganização nas filas e ninguém sabia quem era o primeiro. Agora a realidade é outra. O atendimento é mais rápido, não há confusão e dentro do planejamento de atendimento médico, todos são atendidos”. Jocelene ressalta que é muito importante que o usuário chegue cedo a unidade ou encaminhe um representante para tirar a ficha. “Este serviço não será feito nos outros postos, pois não há esta necessidade”.

Outro morador que foi pego de surpresa ao chegar a unidade foi o aposentado Francisco Sebastiano Prim, de 74 anos. Ele chegou às 5h para ser um dos primeiros da fila. O morador do bairro Vila Nova ficou feliz ao ver as portas abertas. “Tem água, café e televisão. O tempo passa rapidinho. Sempre usei os serviços públicos de Ilhota. Moro aqui há 50 anos. E, olha, eu digo, a nossa cidade  não perde em atendimento para nenhum outro município”.

Anúncios

Uma resposta em “Atendimento humanizado na saúde

  1. Pingback: Beber café, mesmo descafeinado, aumenta expectativa de vida | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s