Secretaria da Agricultura comemora 20 anos da Epagri


Epagri

Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca estará presente na sessão especial em homenagem aos 20 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), às 19h no Plenário Deputado Osni Régis da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

O secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que é funcionário da Epagri, estará representando o Governador Raimundo Colombo no ato. “A solenidade representa uma homenagem justa a uma das mais qualificadas instituições de pesquisa e extensão rural do Brasil. A Epagri vem se destacando pela excelência de seus trabalhos executados pelos seus 2,3 mil dedicados servidores em prol da agropecuária e do desenvolvimento de toda a sociedade catarinense”, destaca Spies.

Na oportunidade, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, irá apresentar o Balanço Social da Empresa. No documento consta que, em 2010, as tecnologias e ações da Epagri  geraram para a sociedade catarinense R$ 635 milhões. A cada real investido na Epagri, em 2010, o retorno social que os catarinenses obtiveram foi de R$ 2,83. Naquele ano, 112.110 famílias e 2.110 entidades foram atendidas pelo trabalho da Empresa.

“Onde quer que as famílias rurais catarinenses estejam, a Epagri também está presente, gerando e levando conhecimentos e tecnologias, resultado do trabalho da pesquisa agropecuária e dos serviços de extensão e de assistência técnica. Com uma estrutura estrategicamente distribuída por todos os municípios do Estado, a Epagri participa do dia a dia das famílias e, junto delas, trabalha pelo desenvolvimento sólido e sustentável da agropecuária catarinense”, explica o presidente Hessmann.

Nos últimos três anos a Epagri implantou um novo modelo de gestão que tem dado resultados surpreendentes como, por exemplo, o retorno de mais que o dobro para a sociedade catarinense de cada real investido na Empresa. “Somos a única organização estadual de pesquisa agropecuária que conseguiu a liberação do da 3ª. parcela do PAC/Embrapa”, informa Luiz Hessmann, revelando que os recursos foram utilizados para melhoria da infra-estrutura dos laboratórios, reforma das unidades de pesquisa e renovação da frota.

O Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues confirma que, ao comemorar 20 anos da Epagri, a comemoração fica por conta do bom momento vivido pela Empresa. “A Epagri é a principal executora do Programa SC Rural cuja palavra de ordem é a competitividade e que tem como uma de suas metas a criação de mais de 500 empreendimentos estruturantes”, afirma Rodrigues que considera ações fundamentais do projeto ao longo dos próximos 6 anos, a abertura de novos mercados para a agricultura familiar, o fortalecimento de parcerias e o envolvimento dos jovens rurais e dos povos indígenas nas atividades produtivas, que vão promover uma verdadeira transformação no campo.

Anúncios

Uma resposta em “Secretaria da Agricultura comemora 20 anos da Epagri

  1. Pingback: Mais de cem municípios de SC já receberam equipamentos agrícolas da Secretaria da Agricultura em 2017 | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s