Prefeitura nos Bairros inicia neste sábado


Se a população não pode vir até a prefeitura, a prefeitura vai até a população. Esta é a principal ideia do novo projeto do governo municipal de Ilhota. Já realizado em cidades vizinhas como Itajaí e Blumenau, o “Prefeitura nos Bairros” tem como objetivo levar serviços de saúde, educação, atividades de lazer e oportunidades de emprego a comunidade. A primeira edição contemplará os moradores do bairro Minas e será realizada neste sábado (24), das 13h às 17h, na Escola Municipal José Elias de Oliveira.

   Segundo o prefeito Ademar Felisky, será um dia de inteira doação a comunidade, aproximando-os dos serviços oferecidos pelo governo. “Nosso objetivo é que as pessoas conheçam seus direitos e saibam como reivindicá-los. Além disso, desta forma, suprimos a necessidade dos que não conseguem se deslocar até o Centro para fazer uma consulta com um dentista, por exemplo”.

O governante ressalta que o primeiro bairro escolhido foi o Minas devido ao lançamento da pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde, que acontecerá às 17h, e a inauguração da quadra de esportes do educandário, no mesmo horário. “Vamos aproveitar para entregar uma obra a comunidade, além de já lançar outra”, explica.

Haverá serviços gratuitos em todas as áreas. Na profissional, a equipe da secretaria de Indústria e Comércio, juntamente com a de Administração e Finanças, farão um cadastro de desempregados, elaborarão currículos, darão orientações sobre IPTU e desmembramentos; carteiras de identidade e de trabalho; alistamento militar; e orientação jurídica. “Como as pessoas geralmente têm dúvidas a respeito destes assuntos, vamos estar com balcões de atendimentos para saná-las na própria comunidade, sem eles precisarem se deslocar até o Centro”, explica o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Vilmar Batista.

Enquanto o pai é atendido neste espaço, a mãe pode assistir a uma palestra sobre a merenda do seu filho, que acontecerá às 14h30. Enquanto isto, os filhos podem fazer um workshop de informática em um dos três horários disponíveis: 14h30, 15h30 e 16h30. A secretaria de educação também colocará à disposição para apreciação os trabalhos da Feira Municipal de Matemática.

Os serviços de saúde serão os que terão uma maior oferta. Uma palestra sobre saúde em geral, evidenciando o hipertenso e diabético ocorrerá às 15h30, finalizando com atividade física e um café diet. De acordo com a secretária Jocelene da Silveira, também será realizado o cadastramento das mulheres que precisam fazer o preventivo; distribuição de preservativos masculinos; teste de acuidade visual (crianças e adultos); avaliação odontológica; orientações sobre saúde mental; realização de exame de tipagem sanguínea. “Além disto, a secretaria distribuirá chá gratuitamente a população”, assegura.

Na assistência social, a secretária Rosi Voltolini conta que será oferecido manicure de graça. “Aproveitaremos a oportunidade também para o recadastramento do Cadastro Único, pesagem do programa SISVAM, beneficiárias do Bolsa Família, e distribuiremos a cartilha do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)”.

Por fim, além de todos os serviços, a prefeitura também oferecerá lazer as crianças e adolescentes. “Teremos a apresentação de bandas locais e regionais”, enaltece o assessor da juventude, Dialison Cleber Vitti. Rui Max, superintendente da Fundação Cultural, acrescenta que haverá ainda contação de histórias, cama elástica, piscina de bolinha e exposição de artesanato. No domingo (25), o departamento de esportes realizará diversas partidas entre times da cidade na recém, então, inaugurada, quadra de esportes da Escola José Elias de Oliveira.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s