Saúde alerta para cuidados depois da enchente


Com as águas baixando na maioria dos municípios que foram atingidos pelas chuvas nesta última semana, os moradores tratam de realizar as limpezas em suas casas, lojas, instituições e ruas. Para que não haja registro de ocorrência de contração de doenças durante a limpeza, é preciso que as pessoas tenham conhecimento sobre os cuidados que devem ser tomados.

A Secretaria de Estado da Saúde está dando suporte e orientações técnicas aos municípios, em conjuntos com as secretarias municipais. Na reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), a diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, destacou a importância da limpeza nos locais afetados, sobre o consumo dos alimentos e os cuidados para evitar a contaminação decorrentes das enchentes.

A diretora também alertou sobre a questão dos animais mortos, principalmente dos roedores domésticos, que podem ser encontrados nos quintais e nos restos de entulhos das casas. A orientação é não colocar a mão diretamente, mas sim envolver em sacos plásticos e descartar no lixo comum. “Atenção redobrada com a água sanitária. Existe o risco do manuseio e as pessoas podem se intoxicar”, explica Raquel Bittencourt.

Para manter a população bem informada, a Secretaria da Saúde está colocando no ar uma campanha de utilidade pública com o Dr. Drauzio Varella sobre a prevenção de doenças causadas pelas enchentes. Nos spots de rádio e comerciais de televisão, o médico ensina de forma didática e objetiva os cuidados que as pessoas devem ter com a ingestão de água contaminada, por exemplo. A campanha segue até dia 30 de setembro.

Conheça alguns cuidados com a água antes de consumir, principalmente em cidades atingidas pela chuva forte dos últimos dias.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s