Conferência combate discriminação contra comunidade LGBT


Evento avaliará políticas públicas e implementação de plano de promoção dos direitos humanos.

A II Conferência Nacional LGBT, que acontecerá em Brasília entre 15 e 18 de dezembro, tem como tema “Por um País livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT”. Segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, ao convocar a 2º conferência para debater políticas públicas para o segmento, o governo sinaliza a busca por uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. A cerimônia de lançamento da conferência ocorreu na última terça-feira (9).

O evento tem como finalidade avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT no Brasil. Além disso, avaliará a implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos dos LGBT e propor estratégias e criar propostas com diretrizes para a implementação de políticas públicas de erradicação da pobreza e combate à discriminação.

Etapas regionais

A conferencia é precedida pelas etapas livres, regionais, municipais e estaduais. As etapas livres começam em setembro. A partir de um documento orientador, serão feitas as conferências estaduais e municipais para possibilitar que o tema seja discutido de forma ampla. Isso objetiva trazer à conferência nacional demandas representativas de todo o País.

A etapa nacional contará com a participação de cerca mil pessoas, sendo 609 delegados.

Plano Nacional LGBT

O Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais é resultado do trabalho conjunto do governo federal e da sociedade civil e foi elaborado por uma Comissão Técnica Interministerial formada por representantes de 18 pastas.

O plano contém 51 diretrizes e 180 ações que serão implementadas pelo Poder Público para garantir a igualdade de direitos do segmento LGBT da população brasileira. As diretrizes e ações são baseadas nas propostas da Iª Conferência Nacional LGBT, realizada em junho de 2008.

www.direitoshumanos.gov.br

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s